11 Cuidados a ter com o seu cão para ele ser saudável

Vamos lhe mostrar alguns cuidados que são mais comuns entre as raças de cães para que eles se sintam bem, felizes e saudáveis.

1. Limpe as Orelhas

Para prevenir possíveis otites, você deve regularmente colocar uma solução especial nos ouvidos do seu cão (vendida em petshops), tirar o excesso de cera dos seus ouvidos e colocar um pedaço de algodão a tapar o ouvido quando vai dar um banho ao cão.

2. Manter o rabo limpinho

Deve cortar os pêlos do rabo para que estes não fiquem sujos de fezes, evitando assim o aparecimento de algumas doenças ou até de pulgas e carrapatos.

Cuidados Cao

3. Escova e Tesoura Limpa

Quando for cortar o pêlo do seu animal ou o levar à petshop, ter atenção se a escova e a tesoura se encontram limpos e sem pêlos para que não se passem germes para o seu cachorro.

4. Cuidado com o secador

Na altura de secar o seu cão com um secador, se o fizer, não aponte o secador para os olhos porque pode secar-lhe a córnea. Manter alguma distancia entre o secador e o seu cão também é recomendado (cerca de 30cm).

cao dormindo

Foto de Irreverent

5. Corte as unhas

Use um alicate canino e tenha um gel hemostático para quando for cortar as unhas, isso se você achar que é capaz de o fazer. Caso comece a sangrar use logo o gel, e se for muito fundo, leve-o ao veterinário.

6. Dê ração e limpe a taça

Pode e deve alimentá-lo com ração sempre que possível (se tiver duvida em relação a qual ração escolher pode ver este artigo aqui).

Limpe a sua taça, eliminando qualquer humidade que possa estar presente para evitar o aparecimento de germes e bactérias.

Leia Mais >  Chihuahua

cachorros dormindo

Foto de Bev Sykes

7. Lave a casota

Deixe a sua casota limpa (deve limpar semanalmente ou bissemanal) para evitar os cheiros e também que acabe por atrair pulgas.

Veja mais artigos sobre dicas para cães:

8. Escove o pêlo

Quanto mais longo, mais frequentemente o deve escovar. Se o seu cão tiver o pêlo muito curto, como um Rottweiler, então não precisa de escovar mas se tiver o pêlo médio/longo deve escovar uma vez por semana (sendo o suficiente para a maioria das raças).

file0001327743453

9. Vacinação

O seu cão deve sempre estar vacinado e com as vacinas em dia, isto podendo evitar alguns problemas de saúde ou complicações.

10. Exercício e brincadeira

A grande maioria dos cães precisam de exercício para evitar problemas de obesidade e também que de alguma forma fiquem violentos por frustração. Se ele for um cão ativo, deve brincar com ele um pouco todos os dias e/ou dar pelo menos uma pequena caminhada com ele.

11. Coleira e não aos parasitas.

O seu cão deve ser desparasitado de 2 em 2 meses com as pipetas (disponíveis em petshops) e também usar uma coleira com repelente para mosquitos e outro tipo de bichos.

Diga quais são os outros cuidados que você toma com o seu cachorro nos comentários….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *