Caudectomia Saiba Porque não Deve Fazer

Se chegou a este artigo provavelmente já deve saber o que é uma caudectomia, mas caso ainda não saiba, veja primeiro uma pequena explicação.

Caudectomia

O Que é

Uma caudectomia (ou em inglês docking)é o ato de cortar a cauda do seu cão, normalmente feito quando ele ainda é um cachorro.

Este é um procedimento cirúrgico, mas que acaba sendo feito em casa por muitas pessoas de forma negligente e sem quaisquer condições.

Impacto que tem no seu cão

A cauda do seu cão tem duas funções principais, as quais são transmitir as suas emoções e também dar equilíbrio ao seu cão.

Como deve saber, o cão normalmente mostra que esta contente abanando a cauda, ou mostra que esta triste deixando a cauda para baixo, entre muitas outras coisas.

Ao cortar a cauda do seu cão vai certamente tirar-lhe a oportunidade de ele se comunicar consigo e de demonstrar os seus sentimentos e emoções, não só para si como para outros cães.

Nota Adicional:

Não esta provado, mas os cachorros com cauda cortada têm tendência a ser um pouco mais agressivos.

Não se sabe se é porque não se consegue comunicar tão bem e acabam muitas vezes sendo mal-entendidos, se é por causa de sentir uma dor permanente, ?

caudectomia

[cp_modal display="inline" id="cp_id_d8a57"][/cp_modal]

Porque as Pessoas Cortam o Rabo aos seus Cães

Este ato vem já de á muito tempo, desde á séculos atrás, e tinha dois motivos principais.

Era feito pelos caçadores e em lutas de cães, para que eles tivessem menos resistência ao atrito e também para evitar lesões (a cauda é um local bastante propenso a sangramentos).

O outro motivo é puramente estético. Desde á muito tempo que se foi criando este estereotipo que os cães de rabo curto eram mais belos.

Isto vê-se mais em cães de raça Cocker Spaniel , Pinsher, Poiter Alemão, além dos mais conhecidos Pitbull, Rottweiller e Doberman… Tornou-se tão frequente que muitos donos pensam até que tem de ser feito e que é para o bem do seu cão.

Devo Cortar a Cauda ao meu Cachorro?

Se depois disto ainda tem esta dúvida, então o que nós o aconselhamos é a não o fazer.

Não tem nenhum benefício nos dias de hoje de fazer este ato, e se é puramente por estética, claro que cada um têm a sua opinião, mas para mim, os cães até ficam melhor com uma cauda longa.

Se parece estranho para si, você acaba se acostumando. O mais importante é a saúde e felicidade do seu cachorro, não é?

Caudectomia Proibida

Desde 2008 que a caudectomia é proibida por lei no Brasil, tal e qual como já acontece em outros países como os Estados Unidos ou na Europa.

Existem raras situações que permitem este ato, as quais podem ser algum tumor ou necessidade de amputação.

A partir do momento que não tenha nenhuma justificativa médica, irá ser considerado ilegal fazer este ato.

Mais artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *