Chihuahua

O Chihuahua é um cão de companhia de tamanho diminuto, sendo muitas vezes chamado de cão ornamento.

Chihuahuas têm um temperamento corajoso, quase Terrier que serve como um sistema de alarme eficaz. Eles são cachorrinhos alertas, corajosos e resolutos, com expressões atrevidas e disposições lúdicas.

Eles são mais famosos por sua pequena estatura, o que, indiscutivelmente, faz deles o perfeito ?cão de bolsa?.

Não devem ser subestimados por causa de seu tamanho. Esta é uma raça altamente inteligente e atlética.

Chihuahuas que não são devidamente adestrados e habituados a conviver com outras pessoas e animais podem se tornar mal-humorados para crianças e estranhos.

O Chihuahua foi reconhecido pelo American Kennel Club em 1904, como membro do Toy Group, sendo uma das raças mais populares e reconhecidas mundialmente.

Tudo Sobre o Chihuahua

História

As origens desta raça são um pouco controversas e existem várias teorias, sendo duas as mais faladas.

A primeira é que este tipo de cão teria origem na China e tinha sido trazido para a Europa pelos comerciantes Europeus (Holandeses, Portugueses, Espanhóis, …) como forma de agradecimento.

Outra teoria, esta a mais apoiada, é que este cão seria mesmo proveniente da América do Norte, mais especificamente do México, a qual descendia dos Techichi que eram uma raça de cão usada muitas vezes pelos astecas em rituais e sacrifícios. Acredita-se que pelo habito dos astecas de por vezes comerem cães, que estes seriam parte do menu ás vezes.

Depois dos espanhóis terem invadido e arrasado com os astecas, esta espécie teve em perigo de extinção porque ficaram ao encargo de outro povo que vivia na zona e estes não sabiam como cuidar dele mas ele lá sobreviveu e prosperou graças á sua fácil procriação.

Com o passar do tempo, os americanos começaram a gostar cada vez mais deste cão, o qual é um dos mais pequenos do Mundo, e o seu número e popularidade dispararam bastante até ao que é agora.

Chihuahua temperamento

Temperamento

O Chihuahua é um cão bastante temperamental. Não é um cão de caça mas quase que tem os mesmos comportamentos que um.

É bastante nervoso, possessivo (especialmente se você for um daqueles donos que anda sempre com ele no colo), e ladra muito, tendo alguns que são o completo oposto, extremamente tímidos.

Normalmente dá-se bem com os outros cães, apesar de alguns poderem latir na mesma e ficar um pouco nervoso, sendo algo frequente quando encontram outros cachorros de grande porte.

Os seus grandes olhos e ouvidos, combinados com uma habilidade incomum para causar danos, proporcionam horas de entretenimento para toda a família, sendo bastante divertido mas ao mesmo tempo um motivo para estar sempre com os nervos em franja.

[cp_modal display="inline" id="cp_id_d8a57"][/cp_modal]

Veja mais cães de pequeno porte:

Adestramento Chihuahua

A facilidade de treinar um chihuahua depende do próprio cão e de sua própria linhagem.

Enquanto alguns cachorros podem ser treinados com medo, timidez, agressividade ou comportamentos barulhentos, o temperamento de um chihuahua é determinado exclusivamente pela sua genética.

Se ele vem de pais super rebeldes, ele ficará nervoso. Se ele vem de uma linha fácil e amigável, ele será o mesmo.

Independentemente da personalidade individual do cão, o adestramento deve ser consistente, envolvendo muitos reforços positivos e muitas guloseimas.

Tratar um cão desse tamanho com uma mão dura só causará problemas.

Chihuahua filhotes

Saúde e Cuidados a Ter

Esta raça é bastante ?frágil? e sensível, sendo que se não for cuidado com as seguintes precauções, este tipo de cão pode vir a ter grandes problemas.

Deve se ter muito cuidado com a sua alimentação já que um Chihuahua é capaz de comer tanto como um humano e isso é um problema devido ao seu pequeno corpo, por isso obesidade é uma preocupação, sendo recomendado que se dê ração especifica para cães deste tamanho e as quantidades nela indicada.

Outra coisa que deve ter cuidado é, caso queira dar banho, deve ser um ambiente fechado, sem vento nem correntes de ar, isto porque ele é bastante sensível à temperatura, e em água morna.

Eles odeiam o frio e desprezam a chuva, e muitas vezes se recusam a fazer as suas necessidades em tais condições.

Em termos de saúde são um cão muito débil, que pode ter os mais variadíssimos tipos de problemas, alguns deles sendo específicos da raça apesar de terem uma esperança de vida bastante longa (12 a 17 anos).

Os problemas mais comuns de cachorros desta raça são:

  • Traqueias colapsantes;
  • Problemas oculares;
  • Hipoglicemia;
  • Doença mitral;
  • Luxação medial da patela;
  • Luxação congênita do cotovelo;
  • Estenose pulmonar;
  • Melanoma;
  • Hidrocefalia;
  • Endocardiose;
  • Calvície;
  • Criptorquidia;
  • Neoplasia testicular;
  • Convulsões;

E então, já ficou a saber mais sobre o Chihuahua, o seu temperamento, história, saúde, cuidados a ter, etc…?

Deixe em baixo nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *