Dachshund

O Dachshund (também conhecido como cão salsicha) foi desenvolvido por causa de sua capacidade de rastrear presas e “ir à terra” para atacar texugos e outros mamíferos escavadores.

Fiel à sua origem, o moderno Dachshund participa com sucesso em testes de campo mostrando seus instintos de caça afiada e capacidade de caça ao solo.

Apesar de sua aparência exagerada e quase cômica, o Dachshund é um cão muito inteligente e atlético que faz um excelente animal de estimação.

A raça foi reconhecida no Stud Book do American Kennel Club em 1885.

Tudo Sobre o Dachshund

História

O Dachshund é talvez umas das raças mais antigas de todas. Existe uma teoria, apesar de ser desacreditada pela maioria das pessoas, que este cão teria surgido no Antigo Egipto onde foram encontradas gravuras de cães semelhantes a um Dachshund nas tumbas dos faraós.

A proveniência mais provável, é que ele seja originário da Alemanha, sendo um cruzamento de varias raças dispersas naquela zona da Europa e foi desenvolvido com a finalidade de ser um pequeno cão de caça que se pudesse enfiar dentro das tocas dos texugos, lebres, etc…

Os Dachshunds de hoje em dia são bastante diferentes desses, tanto fisicamente (estes agora com pernas mais curtas devido à mistura de raças) quanto mentalmente (deixando a caça de lado e sendo mais um cão de companhia).

Também foram populares entre vários membros da realeza, especialmente em meados do século XX, sendo a rainha Vitoria uma das maiores entusiastas por esta raça canina.

Dachshund filhote

Temperamento

Tendo largado as suas raízes de cão caçador, atualmente o Dachshund é um cão amável e brincalhão, que ainda caça, mas agora só pequenos pássaros quando consegue.

Leia Mais >  Cachorro Pode Comer Batata Doce?

Tem um faro bastante bom e consegue ser um pouco ciumento, especialmente com o seu dono.

Apesar de não haver nenhuma comprovação, os criadores dizem que existe uma relação entre o tamanho do seu pêlo e o seu temperamento, dizendo que quanto mais curto esta raça tiver o seu pelo, mais nervosos e agitados podem ser.

Veja também mais cães de pequeno porte:

Adestramento Dachshund

Embora minúsculos, Dachshunds acreditam que eles estão no comando em todos os momentos. Eles gostam de decidir para onde estão indo, quando vão para lá e o que farão quando chegarem.

Dizer a um Dachshund o que fazer é fútil. Eles devem pensar que a atividade ou comportamento foi uma idéia deles ou eles irão perder completamente o interesse. Guloseimas é algo obrigatório quando se está a adestrar esta raça, como também é preciso ter imensa paciência.

O tratamento severo não é uma boa ideia, pois os Dachshunds simplesmente responderão mordendo ou mordendo.

Dachshund saúde cuidados

Saúde e Cuidados a Ter

A expectativa de vida média para esta raça é entre 12 e 15 anos.

O Dachshund é um cão que em termos de cuidados não exige quase nada, sendo um cão que se adapta muito bem a viver dentro de um apartamento e não estraga as coisas nem é de morder os sofás.

Basta escovar o seu pelo uma vez por semana se possível e mais importante, fazer ocasionalmente um passeio com ele ou ter um sitio onde ele possa gastar algumas energias.

Esta raça tem a tendência de ter problemas com a coluna sendo o maior motivo a sua obesidade, por isso é que importante que ele mantenha o seu peso e assim se evita muitos problemas.

Leia Mais >  Cachorro Pode Comer Tomate?

Alguns dos problemas de saúde mais comuns aparecer neste tipo de cachorro são:

  • Síndrome do seio doente;
  • Ducto arterioso patente;
  • Calvície;
  • Astenia cutânea;
  • Trombocitopenia imunomediada;
  • Lipomas;
  • Lipossarcoma;
  • Surdez congênita;
  • Doença do disco intervertebral;
  • Subluxação atlantoaxial;
  • Distúrbios oculares;

E então, já ficou a saber mais sobre o Dachshund, o seu temperamento, história, saúde, cuidados a ter, etc…?

Deixe em baixo nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *