Apesar de ser um pouco diferente dos humanos, os cães também apanham resfriados tal e qual como nós.
Não é muito perigoso em principio, mas é sempre importante saber um pouco mais sobre esta gripe canina.
Vamos ver então o que há para saber sobre o cachorro resfriado.
Conteúdos
Como Tratar Gripe Canina ou Cachorro Resfriado
Prevenção é a Melhor Cura
Já dissemos imensas vezes e neste caso também se aplica.
A prevenção quanto a esta doença é a melhor forma de fazer com que o seu cão nunca tenha de sofrer de um resfriado.
E ela passa por vacinação. Certifique-se junto do veterinário que o seu cachorro tomou todas as vacinas que precisava e isso já irá ser uma grande ajuda na prevenção da gripe canina.
Também por não deixá-lo muito exposto aos elementos da natureza quando eles estão mais extremos, quer sejam eles calor ou frio, porque eles também o sentem, tal e qual como nós humanos ou como os gatos.
Sintomas do Cachorro Resfriado
Os sintomas apresentados pelo seu cão devem ser bastante característicos de uma gripe e de fácil perceção caso você esteja atento ao seu animal.
Esses sintomas são:
- Espirros;
- Tosse seca;
- Engasgos;
- Febre;
- Vômitos;
- …
Nos casos mais graves da doença, sintomas como febres, secreções oculares, anorexia, apatia, fraqueza e desidratação e é aí que a situação começa a ficar perigosa para o seu cachorro.
Quer saber qual o tratamento?
Continue a ler o artigo então…
Tratamento da Gripe Canina
O resfriado derivado da gripe canina normalmente dura 3 a 4 dias quando tratado corretamente e não deixa qualquer mazela no seu cão.
Esse tratamento passa por cuidados que você deve ter com o seu cão, tais como:
- Mantê-lo quente e abrigado;
- Dar-lhe água (bastante), mantendo o seu cachorro hidratado;
- Se ele não quiser comer dê-lhe algo que ele goste muito;
- Opte por rações mais húmidas e com mais nutrientes;
- (Aqueles cuidados que você tem com uma pessoa…)
E a gripe deve passar de forma natural. Caso ela passado esses 3 a 4 dias ainda não tenha desaparecido ou mostrado melhoras visíveis, então recomendamos que o leve ao veterinário para um melhor diagnóstico.
Como já falamos, leves gripes acontecem e por isso também não tem que ir logo a correr para o veterinário, basta que siga as indicações descritas acima mas no entanto se for algo mais grave e ele possui uma bactéria a colocá-lo nesta condição então a doença irá persistir e não deve hesitar em ir com ele logo a um profissional.
Dica Extra
Uma boa dica é você fazer algo que nós pessoas também podemos e devemos fazer quando estamos resfriados.
Inspirar vapores. Coloque água a ferver e depois já despejando num recipiente perto do seu cão para que ele vá inspirando esses vapores.
Eles farão com que as vias nasais do seu cachorro se abram mais e fiquem mais limpas e desimpedidas, ajudando na recuperação.
Gripe Canina Passa Para as Pessoas?
Não existe qualquer relato ou prova de que isso possa acontecer até à data como acontece com a gripe aviária por exemplo, por isso esteja descansado quanto a isso.
No entanto ela continua a ser contagiosa entre cães… Então já sabe que não deve deixar que o cachorro resfriado se aproxime de outros animais, especialmente os da sua espécie.
E então, já ficou a saber mais sobre a gripe canina e cachorros resfriados, desde como prevenir, vacinas, tratamentos, etc…?
Deixe a resposta a esta pergunta nos comentários.
P.S: Não recomendamos qualquer automedicação para o cão contra o resfriado. Os remédios devem ser só receitados pelo veterinário, caso ele ache necessário.
Muito bom obrigado pela dicas