Mastiff Inglês

A raça comumente referida como o “Mastiff” nos países de língua inglesa, o nome usado a nível mundial é o de Mastiff Inglês.

Esta é uma raça gigante conhecida pela sua grandeza e boa natureza. Originalmente criado como cão de guarda e vigia, também é bem conhecido pela sua disposição dócil, apesar de uma aparência um pouco feroz.

O Mastiff Inglês é naturalmente alheio a estranhos e não aceita gentilmente os intrusos, que seriam tolos em desafiar esse enorme animal.

Esta raça foi reconhecido pelo American Kennel Club em 1885, como membro do Grupo de Trabalho.

Tudo Sobre o Mastiff Inglês

História

O Mastiff Inglês é das raças mais antigas que existe, tendo também várias variantes, e acredita-se que esta raça tenha surgido no Tibete e tenha sido trazido para Inglaterra mais ou menos século XI A.C, por isso já são pelo menos bem mais de 2000 anos de historia.

Estes cães eram tão imponentes que por muitos e muitos anos foram usados como cães de combate, desde o tempo dos Romanos que os levavam para as arenas dos gladiadores e áreas de guerra, até que mais tarde tornaram-se mais quais de guarda e segurança, foram usados pela policia, …

Os cães desta raça estavam a subir em número e viam-se sempre muitos nas lutas subterrâneas, no entanto os números da raça diminuíram quando as lutas de fosso se tornaram proibidas.

Mastiffs quase morreram durante a Segunda Guerra Mundial, mas hoje eles se recuperaram em número e são extremamente populares em todo o mundo, tanto como companheiros e como fortes concorrentes no anel show de conformação.

Leia Mais >  Welsh Corgi Pembroke

Mastiff inglês temperamento

Temperamento

É um cão bastante dócil e bondoso que a maioria das vezes vai preferir se deitar em cima dos seus pés a andar a correr.

É uma raça bastante calma, o que ajuda em termos de conviver com as crianças que por vezes gostam de apertar daqui e puxar dali os seus cães como fossem bonecos.

Como já dito, é um ótimo cão de guarda, nem tanto por ser violento, já que é muito raro ele latir muito, só se ele se sentir ameaçado para tal, mas sim pelo seu enorme corpo que já é suficiente para assustar qualquer um.

No entanto deve ter cuidado porque podem aleijar alguém que não quer fazer mal ou mesmo crianças sem querer por causa do seu peso e tamanho.

Veja também mais cães de grande porte:

Adestramento Mastiff Inglês

Adestrar um Mastiff Inglês pode ser um desafio e deve começar o mais cedo possível, a fim de manter o processo o mais simples possível. Quanto maior o mastim, mais difícil é manter os maus hábitos sob controle.

O adestramento precisa ser conduzido por um líder forte.

A socialização com outros cães e pessoas estranhas deve ocorrer cedo e frequentemente, para evitar que sua proteção natural saia do controle.

Eles precisam ser ensinados a aceitar visitantes como convidados de boas-vindas e precisam entender que se as crianças estão a brincar com os vizinhos que elas não estão em perigo imediato.

Mastiff inglês cuidados saúde

Saúde e Cuidados a Ter

Apesar de o Mastiff ser bastante calmo e parado, convém ter um quintal grande para que ele possa correr quando quiser e se exercitar devido ao seu corpo tão grande. Passear regularmente também funciona bastante bem.

Leia Mais >  Como os Cachorros Enxergam? É a Preto e Branco?

Convém ter cuidado com as dobras, especialmente na zona da cabeça, fazendo uma lavagem de vez em quando só para prevenir infeções.

Também convém que ele tenha um cama macia e confortável, já que ele é bastante grande e pesado e não tem assim tanto pelo a proteger o seu corpo podendo criar algumas feridas se estiver e, contacto com o chão diretamente todos os dias.

Como acontece com cães de outras raças gigantes, o Mastiff tem uma esperança de vida muito longa, sendo que a média é de 9 a 10 anos.

Em termos de saúde, o Mastiff Inglês está sujeito a algumas doenças e complicações, sendo as mais comuns:

  • Dilatação gástrica;
  • Displasia do cotovelo e quadril;
  • Urolitíase da cistina;
  • Entrópio;
  • Ectrópio;
  • “Olho de cereja”;
  • Córnea distrofia;
  • Estenose pulmonar;
  • Displasia mitral;
  • Osteossarcoma;
  • Membrana papilar persistente;
  • Atrofia progressiva da retina;
  • Hiperplasia vaginal;
  • Convulsões;

Algo que qualquer dono pode fazer pelo seu cachorro (independentemente da raça) inclui:

  • Verificar as orelhas regularmente para sinais de acúmulo de cera, irritação ou infecção;
  • Limpar as orelhas com uma bola de algodão e um limpador veterinário aprovado;
  • Escovar os dentes semanalmente para evitar o acúmulo de tártaro, promover a saúde das gengivas e manter o mau hálito sob controle;

E então, já ficou a saber mais sobre o Mastiff Inglês, o seu temperamento, história, saúde, cuidados a ter, etc…?

Deixe em baixo nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *