Staffordshire Bull Terrier

O Staffordshire Bull Terrier (também conhecido como o Bulldog Terrier) é um cão com uma história antiga e uma grande reputação.

É conhecido por sua inteligência, confiabilidade, tenacidade e tremenda coragem.

O Staffordshire Bull Terrier é afetuoso, estável e especialmente apaixonado por crianças, ganhando o apelido de ?Cão Nanny?, no entanto, sem treinamento e controle adequados pode mostrar agressividade em relação a outros cães e animais.

Tudo Sobre o Staffordshire Bull Terrier

História

O Staffordshire Bull Terrier é um cão que nasceu do cruzamento entre algum tipo de Bulldog com muitos tipos de antigos Terriers, suponde que o Terrier Inglês foi um deles.

Como resultado destas raças ganhou um nome apropriado ?Bull Terrier? onde depois o nome veio a evoluir para Shaffordshire Bull Terrier.

Estes cães foram bastante populares na Inglaterra porque a finalidade da sua criação era conceber o melhor cão de luta possível, e foi algo que foi alcançado, sendo ele bastante bom, até que as lutas foram proibidas.

O Staffordshire Bull Terrier foi admitido no Stud Book do American Kennel Club em 1974 e se juntou oficialmente ao Grupo Terrier em 1975. Ele foi reconhecido pelo Canadian Kennel Club em 1952.

Apesar de seu histórico como um cão de combate, o Staffy Bull de hoje é corajoso. simpático e carinhoso.

Por causa do seu passado de lutas e da natureza de algumas das raças que foram cruzadas para a criar, esta raça acabou por ser considerada de risco e foi e foram impostas leis sobre o seu controlo, junto de outras raças.

Staffordshire Bull Terrier cuidados saúde

Temperamento

Esta raça é bastante docil e brincalhona e energetica. É bom que se brinque com ele e o deixe correr e se divertir.

É um cão bom para estar com a familia, crianças e outros cães mas atenção a não o deixar sozinho com crianças devido ao seu tamanho que pode acabar por aleija-las sem querer.

Para que ele tenha estas caraterísticas e seja obediente é importante que desde pequeno seja educado e que você assuma uma posição de líder para com estes cães igual a outros semelhantes a ele.

Veja mais cães de grande porte:

[cp_modal display="inline" id="cp_id_d8a57"][/cp_modal]

Adestramento Staffordshire Bull Terrier

Os cachorros desta raça podem ser bem díficeis para adestrar.

Eles são teimosos e obstinados e apesar de amarem muito os seus donos, não se importam com o que lhes é dito para fazer, acabando por ignorar os seus comandos.

Donos de cães com pouca experiência devem consultar um treinador profissional que entenda as nuances da personalidade de Stafford.

Proprietários de cães experientes devem ser capazes de lidar com esta raça muito bem.

Eles precisam de liderança confiante, um pouco de firmeza (eles podem lidar com as críticas) e 100% de consistência. Alguns treinadores recomendam deixar seu cachorro correr um pouco antes de conduzir sessões de treinamento para ajudar a acalmar sua mente e mantê-lo focado.

Staffordshire Bull Terrier filhote

Saúde e Cuidados a Ter

Apesar de o Staffordshire Bull Terrier ficar feliz em descansar o dia todo se você o deixar, esses cães precisam de muito exercício diário para manter sua saúde e tônus ??muscular.

Eles gostam de caminhadas, caminhadas, corridas ou jogos simples de captura no quintal. Inscrevê-los em atividades organizadas como agilidade ou flyball mantém suas mentes tão afiadas quanto seus corpos.

Mais uma vez lembramos que um cão deste tipo deve ser adestrado deste muito pequeno para que seja obediente e dócil e não se torne rebelde ou muito agressivo.

O Staffordshire Bull Terrier não necessita de quase cuidados nenhuns bastando que o vá escovando ocasionalmente para retirar os pêlos mortes.

Relativamente à sua saúde os problemas costumam ser mínimos sendo ele um cão bastante forte e saudável, mas tem alguns problemas mais comuns de surgir em cachorros desta raça, sendo eles:

  • Catarata;
  • Surdez congênita;
  • Displasia folicular;
  • Hiperadrenocorticismo hipofisário;
  • Urolitíase da cistina;
  • Displasia do cotovelo e do quadril;
  • Problemas cardíacos;
  • Hipotireoidismo;

Algo que qualquer dono pode fazer pelo seu cachorro (independentemente da raça) inclui:

  • Verificar as orelhas regularmente para sinais de acúmulo de cera, irritação ou infecção;
  • Limpar as orelhas com uma bola de algodão e um limpador veterinário aprovado;
  • Escovar os dentes semanalmente para evitar o acúmulo de tártaro, promover a saúde das gengivas e manter o mau hálito sob controle;

E então, já ficou a saber mais sobre o Staffordshire Bull Terrier, o seu temperamento, história, saúde, cuidados a ter, etc…?

Deixe em baixo nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *