Yorkshire Terrier

O Yorkshire Terrier (também conhecido Yorkie) tornou-se mais conhecido como um minúsculo acessório da moda em meados do século XIX.

No entanto as suas verdadeiras origens estão na classe trabalhadora da Inglaterra, particularmente com mineiros e tecelões que imigraram da Escócia para a Inglaterra em meados do século XIX, onde era um marco importante.

Yorkie de hoje é exclusivamente um companheiro charmoso e um cão de show competitivo e é uma das mais populares de todas as raças do mundo.

Tudo Sobre o Yorshire Terrier

História

A historia do Yorkshire Terrier remonta já desde o século XI, em que no norte da Grâ-Bretanha, mais precisamente em Yorkshire, os servos não eram permitidos ter cães até que lhes foi permitido os ter mas como uma condição. Esses cães teriam de conseguir passar num aro metálico de 7 polegadas de diâmetro.

E isto porquê?

Porque na época, um cão que cumpri-se esse requisito era considerado demasiado pequeno para caçar e adequado á classe servil, já que eles também não podiam caças nas terras dos seus senhores.

E assim se acredita ter começado os cruzamentos de raças para alcançar um cão dessas medidas.

Ao longo do tempo o cão foi servindo vários propósitos como por exemplo caçador de roedores, no qual até se faziam competições para ver qual seria o melhor.

Até que a partir do inicio do século XX, o Yorkshire Terrier começou a se tornar cada vez mais um cão para se ter no seio de uma família e hoje em dia é considerado um dos cães mais populares do Mundo.

Yorkshire Terrier filhote

Temperamento

O Yorkshire Terrier é um cão bastante versatil neste aspecto. Dito isto, o principal responsavel pelo seu comportamento é a atitude do dono.

Este tipo de cão não tem bem a noção do seu tamanho, e seguindo a linhagem dos Terriers, ele quer assumir um papel de liderança e protetor. Se você estiver sempre a mima-lo, agarra-lo e coisas deste género, ele fica mal habituado (tal e qual como uma criança pequena).

Para ele não começar a ficar violento e ladrar sempre para os estranhos e outros cães mostre uma posição de liderança e faça o seu cão saber que tem um líder ao lado dele e vai ver que o resultado pode ser surpreendente.

Leia Mais >  Basset Hound

Carateristicas

O Yorkshire é um bom cão de apartamento?

Sim, atualmente o Yorshire Terrier até é dos cães mais procurados para ter em apartamentos. É um cão que como é pequeno não precisa de grande exercicio fisico e consegue se movimentar bem pela casa.

O Yorkshire gosta de nadar?

Os Yorkshires adoram nadar. Gostam de brincar na água e ir de um lado para o outro. Atenção a quando eles ainda são filhotes não os forçar a nadar ou atira-los de repente  para dentro de água porque pode causar traumas irreverssiveis.

Tente deixa-lo ir entrando naturalmente ou vá começando a molha-lo devagar e a tentar aproxima-lo da água até que ele começe a ganhar coragem e um á vontade maior.

O Yorkshire Terrier larga muito pêlo?

Não, apesar do pêlo ser comprido e muito é bastante forte geralmente e não deixa cair quase pêlos nenhuns pela casa.

O Yorkshire pode ser deixado sozinho em casa?

[cp_modal display="inline" id="cp_id_d8a57"][/cp_modal]

Sim pode. Se possível, é bom que fique acompanhado por uma pessoa para o ir controlando e cuidando dele mas se tomar as devidas precauções como água, comida, afastar de coisas que pode o aleijar ou partir, não tem problema.

Yorkshire Terrier miniatura

Cuidados a ter com um Yorshire Terrier

Os ossos do Yorkshire Terrier são frágeis e delicados, então fique atento nas possibilidades de acidentes. Alguns Yorkies tem tendência de desenvolver infecção nos olhos e cárie nos dentes.

Eles podem ter também uma digestão delicada dependendo do tipo de alimento que ingerirem.

O Yorkshire Terrier não precisa de muitos exercícios, mas necessita ter uma interação na forma de brincadeiras. Brinque com ele com bolas, ensinando comandos e com passeios ao ar livre.

Aproveite para se divertir com seu cão e conhecer lugares novos. O Yorkshire não é um cão para se viver ao ar livre, ele tem baixa resistência ao frio e seu pelo precisa de cuidados especiais.

Alimentação

A quantia indicada de ração é de 1/2 a 3/4 de xícara de ração seca de alta qualidade por dia, divididos em duas refeições. Cuide para que seu cãozinho não engorde. Mantenha-o sempre em forma, verificando a quantidade diária de ração e não deixando alimentos sempre disponíveis para ele comer.

Banho e tosa

O pelo longo requer um cuidado diário. Deixe o pelo da área da cabeça curto, como já citado, isso ajuda na hora da alimentação e também para que o animalzinho enxergue melhor. Geralmente os donos fazem um topete com uma fita, ou mesmo cortam esses pelos. O pelo próximo da boca também deve ser cortado para evitar irritações ou infecções.

Leia Mais >  Cachorro Pode Comer Pão?

Um fato interessante é que o pelo do Yorkie pode ficar mais claro com o passar do tempo. Alterações hormonais podem afetar a cor. Fêmeas no cio também podem clarear os pelos. Assim que o cio terminar, eles escurecem novamente.

Os banhos devem ser semanais para manter sua pelagem bonita e brilhante. No banho não há necessidade de esfregar com força, apenas molhe o pelo, coloque shampoo e esfregue seus dedos para retirar a sujeira. Condicionador também é algo recomendado a ser utilizado.

Veja também mais cães de raça pequena:

yorkshire terrier saúde cuidados

Problemas de Saúde

Dentição Dupla

Como acontece frequentemente com cães de raça pequena, o Yorkshire pode desenvolver o problema da dentição dupla, que é quando os dentes de leite não caem e os dentes definitivos nascem, ficando dois dentes no lugar de um. Este problema pode gerar outros problemas maiores, como o mau hálito, gengivite e tártaro.

Como resolver o problema da dentição dupla? Espere seu cãozinho fazer um ano de idade, pois até lá, o dente de leite pode cair naturalmente.

Se caso não cair, procure um veterinário para que o mesmo avalie a situação. Geralmente é feita a remoção cirúrgica do dente de leite.

Algumas ações podem ser executadas para tentar ajudar que o dente de leite caia, como por exemplo, dar ao Yorkshire alguns ossos recreativos e brincadeiras de cabo de guerra.

Algo que qualquer dono pode fazer pelo seu cachorro (independentemente da raça) inclui:

  • Verificar as orelhas regularmente para sinais de acúmulo de cera, irritação ou infecção;
  • Limpar as orelhas com uma bola de algodão e um limpador veterinário aprovado;
  • Escovar os dentes semanalmente para evitar o acúmulo de tártaro, promover a saúde das gengivas e manter o mau hálito sob controle;

E então, já ficou a saber mais sobre o Yorkshire Terrier, o seu temperamento, história, saúde, cuidados a ter, etc…?

Deixe em baixo nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *